Nosso próprio lugar no mundo e na sociedade.

28/12/2012 11:08

   

Este ano eu tive uma experiência de percepção que julguei muito interessante. Tive a oportunidade de visitar a hidroeléctrica de Funil em Itatiaia. Uma obra gigantesca que aproveitou o desenho das montanhas em volta de um pequeno rio para formar o grande lago de onde os três geradores recebem a força das águas para produzir energia elétrica. A esta altura, você deve estar pensando que a experiência de ver uma hidroeléctrica não é algo tão surpreendente assim. Explico.
    Na borda de um dos muros da represa, encontravam-se duas garças. Elas ocupavam sempre este mesmo lugar. Se reparássemos em volta, veríamos que outras garças também ocupavam sempre os mesmos lugares. De repente, sem que nos déssemos conta do porque, elas decolavam para logo depois mergulhar em um voo parecido com um voo suicida em direção ao leito do rio. A visão final era só uma: a garça voltando, ainda saboreando seu peixe fisgado.
    A lição que tirei desta imagem é que todos nós temos nosso próprio lugar no mundo, de onde temos nossas próprias visões. Ficar desse lugar, só observando, sem tomarmos nenhuma atitude, não nos levará a nada. Saltar desse lugar a qualquer tempo, sem saber o que fazer, também não nos levará a nada.
    O segredo é fazer como a garça, esperar o tempo certo, perceber o que lhe servirá de continuidade de vida, decolar, se lançar, se alimentar e de novo voltar ao seu próprio lugar.
Algumas garças, talvez as menos experientes, faziam todo esse processo, e não alcançavam seu objetivo. Talvez, se elas pensassem como nós seres humanos, tomariam o lugar de uma outra garça que tenha sido feliz na sua busca por alimento. Entretanto, mesmo sem sucesso, ela voltava para o seu próprio lugar, para uma nova tentativa, e assim para o seu sucesso na sua investida.

    Desejo que em 2013, tenhamos percepções como essas, de termos nosso próprio lugar no mundo e na sociedade em que vivemos, de buscarmos o nosso sucesso, mas se não for na primeira tentativa, de voltarmos para o nosso próprio lugar esperar que na próxima tentativa atinjamos nossos objetivos.

    Feliz 2013!
    Feliz lugar no mundo!