Eucaristia com empadão e refresco de maracujá.

16/06/2012 08:44

No posto de gasolina,
um desvalido com fome
me pede respeitosamente
que lhe arrume algo para comer.
Não pediu-me dinheiro.
Sentindo fome
Me disse: "por favor, pode me comprar um pão?"
Eu que já havia saciado a fome matinal
vi perto de nós um vendedor:
"Um salgado e um refresco por um Real".
Aproximei-me do vendedor,
comprei o lanche em dobro.
O moço, mesmo com muita fome
antecipou-se a dizer:
"Um só moço, já mata minha fome".
Insistir por dois.
Levei o moço para uma mesinha,
forrei alguns guardanapos
e arrumei o café da manhã
em forma de salgado e suco.
Quantas vezes temos isso
e não percebemos o valor?
Assentado a mesa,
antes de comer fiz uma proposta:
- Vamos agradecer a Deus
pelo alimento à nossa disposição?
Timido, ele insiste em dizer
que não sabia o que era orar.
Sem desistir o convidei
A repetir comigo algumas palavras de Agradecimento.
Ele o fez e no fim de tudo
começou a chorar.
E disse em meio a um suspiro:
"Se o senhor quiser, pode levar o lanche
o que eu ganhei é maior que o lanche."
Parti o salgado, dei graças ao Pai
Lembrando de quando o filho disse
"tomai, comei, esse é o meu corpo partido por vós"
Partido pelos que sofrem,
pelos famintos,
pelos desolados,
pelos que se alimentam de dores
e bebem das suas próprias lágrimas.
Peguei o refresco, e agradeci também por ele.
Nem pão, nem sangue, nem vinho,
mas o suficiente para ajudar
alguém a ter sua necessidade básica suprida
e além disso, anunciar a morte do Cristo
até que ele venha.
O que eu fiz, pode ter feito
pouco efeito no corpo do homem,
mas creio que fez grandes mudanças
na alma e no espírito,
e se eu não fizesse o que foi feito
eu não teria a comunhão
com alguém que precisa
da comunhão do Pai.

Comente sobre o poema: Eucaristia com empadão e refresco de maracujá.

Gesto de amor

juliana lima | 12/08/2012

Verdadeiramente precisamos aprender a dar valor as mínimas coisas, quandona verdade nos importamos com um perfume importado, uma sandália de nome, uma roupa de marca, tem muitos que necessitam apenas de um alimento seja ele carnal ou espiritual. Tenho certeza que esse homem jamias se esquecerá do que aconteceu naquele dia. Precisamos ser mais visionários e sensíveis aos que necessitam de algo que temos e as vezes não valorizamos. Como ouvirão se não há quem pregue??????

Compartilhar

Patrícia Coelho | 20/07/2012

Ronildo, hoje usamos muito a palavra "compartilhar" porque é uma ferramenta do poderoso Facebook. Se formos a fundo, compartilhar é abrir uma porta e deixar alguém entrar; você está me trazendo para um lugar sagrado, que é aquele em que você diz o que sente e não só o que pensa...é seu lugar de pregar com pragmatismo, de dizer quem você é além da vida profissional, familiar... então obrigada por ter compartilhado esse pequeno espaço que é só seu. Parabéns pelo blog e pelas mensagens (é claro que fiz leitura dinâmica)...rs. Abraço e bom fim de semana para você e Brites 3 (Lya).

OBRIGADA POR MAIS UMA LIÇÃO!!!

JANAINA ALVES DE SOUZA | 05/07/2012

Essa é a maior lição que uma pessoa pode ter do que é repartir, compartilhar, amar o seu proximo não só com palavras. Mas com gestos que vão fazer a diferença, e mudar pensamentos do que é ser um verdadeiro servo de Deus. Obrigada Senhor porque só tu tens o alimento que nos trás vida.

Obrigado pela lição Gigante!!

Angela Brites | 17/06/2012

SOBRE O TEXTO :Eucaristia com empadão e refresco maracujá
Ronildo, Se o senhor quiser pode apagar o texto.
O que eu ganhei é maior que o texto!!
Maior que as grandes mudanças na alma e espírito dele, com certeza foi essa fascinante reflexão tua .
Sabe o que eu pensei quando acabei de ler teu texto? Tu já parou pra pensar que tu pode ter sido a única pessoa que fez isso por ele???
E que talvez ele tenha chorado por estar ao lado de uma pessoa com tanta humildade como tu???
ACHEI lindo teu texto, e muito mais ainda, teu gesto de sentar junto com ele e ensinar ele a orar, a agradecer pelo alimento.
Obrigado por dividir com a gente esse texto
Obrigado pela lição Gigante!!

comunhão

Alan Bastos | 17/06/2012

Nós evangélicos “santificamos” o ritual da santa ceia, e poucos compreendem o seu significado. Lembro-me da aula de sexta (15/06/12) na UNIGRARIO, ouvimos que santidade é uma atitude de humanizar nossos relacionamentos, estabelecer comunhão genuína com o nosso próximo. Esse poema é fascinante, descreve com muita propriedade a comunhão presente na eucaristia. O que comemos e bebemos é bem menos valioso do que a comunhão que Deus requer de nós. Muito obrigado por esse texto, edificou minha vida. Grande Abraço!

comunhão

Lya | 16/06/2012

Esse ato, é fruto de comunhão, pois só assim temos condição de estar perto do nosso próximo e sentir a dor, a tristeza, o frio, a angustia e a fome JESUS, usaria maracujá ou água. O importante é suprir a necessidade do próximo. Deus seja louvado pela comunhão no meio do seu povo.

Novo comentário